Primeiramente, temos que lembrar que existem muitos mitos e verdades sobre investimentos. Fake é um termo que tem sido recorrente na atualidade, vem do idioma inglês que significa falso, essa palavra tem sido empregada quando quer se referir a uma informação ou notícia falsa. E há muita notícia enganosa sendo propagada na sociedade contemporânea e a única arma para combatê-la é a informação e a pesquisa. Há de se verificar a fonte e a veracidade do relato.
No mundo dos investimentos, há inúmeras desinformações ou fakes. Muitos acreditam que investimento não é para eles, mas qualquer pessoa pode investir, desde que se informe corretamente para não fazer escolhas erradas na hora de aplicar o dinheiro.
Por essa razão, buscamos indicar alguns mitos e verdades sobre investimento, para ajudá-lo a desvendar esse universo:
Mitos e Verdades
-
Investimento é para quem tem bastante dinheiro.
Mito. Mesmo com pouco dinheiro, é possível investir, pois existem investimentos que não exigem um valor mínimo, você deposita quanto quiser.
-
Instituições financeiras informam as movimentações à Receita Federal.
Verdade. Todas as instituições financeiras inegavelmente precisam informar anualmente os valores de IR retidos na fonte, incidentes sobre o ganho em aplicações financeiras resgatadas.
-
Existe investimento sem risco.
Mito. Todos os investimentos têm riscos, alguns mais outros menos. Os investimentos emitidos pelo governo são mais seguros do que outros vindos de empresas privadas e bancos.
-
Existem investimentos mais vantajosos que a caderneta de poupança.
Verdade. Porque a caderneta de poupança rende juros menores que a inflação e a pessoa perde o seu poder de compra.
-
Sacar investimento no fim do ano evita que conste no IR
Mito. Os resgates não isentam as declarações por parte dos investidores. O contribuinte precisa lançar todas as suas aplicações financeiras na declaração do Imposto de Renda, mesmo que tenha feito a retirada ao longo do ano.
-
Dá para viver de renda.
Verdade. Dá para viver de renda a partir de investimentos, mas é algo que precisa ser feito com muito planejamento.
-
Dinheiro e investimentos são assuntos para os adultos.
Mito. As crianças podem aprender educação financeira em qualquer fase. A educação financeira infantil vai facilitar muito a vida da criança no futuro.
-
Há diversos tipos de investidores.
Verdade. Eles são classificados em:
– Conservador. É um investidor que tem forte repulsa ao risco e prefere aplicações seguras;
– Moderado. É um meio termo entre os extremos;
– Agressivo. É um investidor que busca rendimentos maiores e está disposto a correr riscos para que isso aconteça.
-
Existe garantia de retorno
Mito. Existem riscos, pode-se traçar cenários positivos e negativos e analisar aspectos econômicos e políticos, mas não dá para prever totalmente, apenas estimar possibilidades. Apesar de que, alguns investimentos como de renda fixa (LCIs, LCAs, CDBs e outros) são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o valor de 250.000.
-
A relação risco X retorno é diretamente proporcional.
Verdade. Quanto maior for o risco de um investimento, maior deverá ser o seu retorno, ou quanto maior o retorno esperado de um investimento, maior, provavelmente, será o seu risco. Por isso é preciso sempre analisar o risco e retorno em conjunto.Há bastante dúvidas no mundo dos investimentos, mas como qualquer outro setor, pode-se aprender, estudando, pesquisando, conversando com experientes investidores e, também, há a possibilidade de contratar uma assessoria para ajudá-lo a investir o seu patrimônio.
Esperamos que você caro leitor, tenha gostado do nosso artigo “Mitos e verdades sobre Investimentos”. Pois, a nossa missão é apoiar você para “Evoluir como Investidor”. Quer usar uma plataforma para acelerar esta jornada?
Acesse aqui.