Os 3 índices de inflação que você precisa entender a importância

Os 3 índices de inflação que você precisa entender a importância

Os 3 índices de inflação que você precisa entender a importância

A inflação é uma questão importante para a economia de um país e afeta diretamente a vida das pessoas. Assunto recorrente nos cadernos de economia brasileira, eles indicam o aumento dos preços dos bens de consumo e serviço. Assim, quando esses indicadores estão em alta, eles servem de alerta para a população.

Com o índice de inflação, é possível analisar a variação de preços de produtos e serviços em determinado período, setor do mercado e região do Brasil, funcionando como um tipo de termômetro para a economia brasileira. Quando a taxa de inflação está muito alta, os preços de produtos e serviços ficam mais elevados, e a população perde o poder de compra.

Para os investidores, acompanhar é importante acompanhar os índices inflacionários, pois  a inflação está diretamente ligada à rentabilidade real do investimento. Além disso, numa situação de hiperinflação, o Governo pode buscar controlar a economia elevando a taxa básica de juros, a Selic, originando assim, maiores oportunidades de rentabilidade em investimentos de renda fixa.

Existem 3 índices de inflação:

IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo):

O mais amplo e conhecido índice de inflação no Brasil. Ele mede a variação de preços de bens e serviços adquiridos pelos consumidores e é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O IPCA é considerado o indicador oficial da inflação no país e é utilizado como referência para a definição da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central do Brasil.


INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor):

Mede a variação de preços de bens e serviços consumidos pelos trabalhadores com carteira assinada e tem como objetivo fornecer informações sobre a inflação para a população em geral. Além disso, o INPC é utilizado como referência para o reajuste de salários, pensões e aposentadorias.


IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado):

Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mede a variação de preços de bens e serviços destinados ao mercado. Este índice é utilizado como referência para o reajuste de aluguéis, contratos de prestação de serviços e para o cálculo de índices de correção monetária.


Compreender a inflação é fundamental para entender como ela impacta a economia e a vida das pessoas. Por meio desses indicadores, é possível identificar tendências e mudanças no cenário inflacionário, permitindo uma melhor compreensão da dinâmica econômica e, consequentemente, tomada de decisões mais fundamentadas A partir da análise desses índices, é possível avaliar a evolução da inflação e tomar medidas necessárias para mitigar seus efeitos negativos. É fundamental estar atento a esses índices e compreender sua importância para tomar decisões financeiras mais acertadas.

Acompanhe a inflação direto da nossa plataforma:

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *