Muitos investidores tem prejuízo de ações no Imposto de Renda. Mas, poucos sabem que é possível compensar estes prejuízos no momento em que ocorre a declaração do I.R., e a resposta é: Sim, é possível! Inegavelmente, muitas pessoas acumulam grandes prejuízos em ações e logo depois quando possuem uma operação de lucro com ações, acabam pagando mais impostos a Receita Federal do que realmente deveria pagar.
O mecanismo é chamado de Compensação de prejuízos. A Receita Federal informa que os prejuízos acumulados na bolsa de valores nos meses anteriores, podem ser compensados dos lucros dos meses posteriores. A fim de ter todo o conteúdo da lei na íntegra, confira o documento da Receita Federal na subseção VI do Art. 92 da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.585, DE 31 DE AGOSTO DE 2015.
Todavia, é importante lembrar para você investidor que, para compensar, precisa ser aplicada para operações do mesmo tipo, ou seja, prejuízo em operações de Swing Trade compensa em operações futuras de Swing Trade, o mesmo se aplica para Day Trade. Independente se for de ativos diferentes.
Por falta dessa informação, investidores surpreendentemente pagam mais tributos para a Receita Federal do, que realmente precisariam pagar. A TradeBox é uma plataforma digital que tem como objetivo realizar toda a apuração de imposto de renda de investimentos de renda variável para o investidor e, compensando lucros e prejuízos. Mesmo, que o prejuízo seja de vários meses retroativos, a plataforma realiza este cálculo com precisão. Dessa maneira, o investidor paga apenas os tributos que sejam elegíveis.
Você deve estar pensando como vai ser difícil consolidar seus prejuízos passados e compensar nas próximas operações com lucros, né? Fique tranquilo, a TradeBox faz isso de forma automática. Comece a utilizar agora, é grátis.